segunda-feira, 22 de abril de 2013

Drug Delivery


Olá amigos da Dermo!

Já que no momento estamos falando em Lasers. Vamos fazer um parênteses sobre o assunto e falar um pouco sobre o conceito de “DRUG DELIVERY”

Já conversamos sobre o laser Co2 fracionado. Lembram? Pois é, o laser de Co2 fracionado é capaz de realizar pequenos furinhos (microcanais) na pele e que por efeito do calor nestes microcanais (que chegam até derme profunda, dependendo dos parâmetros utilizados) ocorre o  estímulo local de produção de colágeno, o que por sua vez levará à atenuação de rugas, cicatrizes,..

Pois bem... Poderemos aproveitar estes microcanais para entregar medicamentos na profundidade da derme. Por exemplo: posso aproveitar estes furinhos para entregar (delivery) uma droga (drug), como por exemplo um clareador, na camada profunda da pele, levando ao  clareamento de manchas!

A idéia é simples: logo após a aplicação passamos o produto que queremos que penetre mais profundamente na pele (clareadores, anti rugas,...). Podemos manter esta idéia nas primeiras 48 h pós procedimentos, antes dos furinhos se fecharem.

Os tratamentos acabam sendo mais eficazes, pois os medicamentos penetram mais profundamente na pele. Se usado drogas conhecidas e que não agridem a pele, não há desconforto pelo uso do medicamento e nem efeitos colaterais secundários. Também orienta-se que se utilize medicamentos estéreis visto que esta pele está muito “aberta”à entrada de microorganismos.
E aí?! Gostaram da idéia? Simples e eficaz!

Cada vez mais ouviremos falar dos drugs deliveries. Estudos têm sido feitos para uso desta idéia na entrega de medicamentos no tratamento de diversas doenças!
Abraços e até semana que vem ...

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Genesis – Nd: YAG 1064 nm micropulsado


Olá!
Continuando nosso ABC da dermatologia estética...
E como estamos na letra “L” de “LASER”...

Vamos falar hoje do uso do laser (GenesisNd: YAG 1064 nm micropulsado) para tratamento de onicomicose  (micoses de unhas).

Pois é, nem só de estética vivem os lasers, eles também tratam doenças!
A micose de unha afeta grande parte da população e seu tratamento é longo e dispendioso.
O fungo (causador da micose) vai destruindo a unha e, por ser contagiosa, pode contaminar a pele do próprio paciente, assim como transmitir micose para seus familiares e amigos.

Como o tratamento é longo (geralmente 3 meses de tratamento sistêmico e 6 meses em média de tratamento tópico com os esmaltes terapêuticos), em algumas situações o paciente pode querer acelerar o tratamento associando o laser como coadjuvante terapêutico, em outras ocasiões os medicamentos falham na cura da micose e o laser se apresenta como uma ótima opção e em alguns outros casos, os pacientes podem preferir não tomar o medicamento para a onicomicose devido sua toxicidade hepática e o laser novamente aparece como uma alternativa.

Ou seja, como coadjuvante ou como tratamento único o laser para o tratamento da micose de unha vem ganhando espaço. A aplicação é rápida e são necessárias poucas sessões (mensais), o que torna o tratamento pouco dispendioso, além disso, ele tem se mostrado realmente eficaz e indiscutivelmente seguro.
As médicas dermatologistas da Dermoclínica estão fechando o protocolo do uso do laser Genesis (1064 nm micropulsado) na terapêutica da onicomicose. Neste momento estão tabulando os dados encontrados e revendo literatura cientifica sobre o assunto, com a intenção de publicarem os achados clínicos e laboratoriais encontrados sobre a eficácia do laser no tratamento da micose das unhas.
A experiência da clínica no uso do laser no tratamento da onicomicose já chega à 2 anos e indiscutivelmente hoje o laser Genesis faz parte do arsenal terapêutico das médicas para o tratamento da micose de unha
Abraços e até semana que vem ...

   Aplicação de laser

Laser Genesis (plataforma XEO)

Onicomicose

terça-feira, 9 de abril de 2013

Laser Coolglyde


O outono está aí e vamos começar a mudar nossos hábitos, nossas roupas,... vamos nos expor menos.
É a ocasião perfeita para tratarmos o que está nos incomodando, é o momento de nos prepararmos para a próxima temporada!
É hora do laser "COOLGLIDE".

Este laser é um aparelho destinado para o tratamento dos vasos faciais assim como dos vasos dos membros inferiores.
O laser çoolglyde”é o que poderíamos chamar de conseqüência da evolução dos aparelhos a laser para tratamento de vasos. É uma tecnologia eficaz e segura para tratamento dos vasos faciais e das microvarizes dos membros inferiores. 

Através de uma combinação de parâmetros ideais é possível remover os tão indesejáveis “vasinhos” de diferentes calibres.
 O fato desta tecnologia utilizar o laser permite tratar vasos de diferentes diâmetros com precisão maior que os métodos convencionais.

Para que se trabalhe com segurança máxima, a pele não pode estar bronzeada e o paciente não pode se expor ao sol durante o período de tratamento; portanto o momento é oportuno!

No tratamento da face, geralmente são necessárias duas aplicações. Os vasos se tornam mais visíveis logo após a sessão e desaparecem imediatamente ou após alguns dias.
Para o tratamento dos membros inferiores, se não houver comprometimento vascular profundo, o resultado é altamente satisfatório.

 De acordo com a quantidade de vasos, o número de sessões é variável, porém são sempre necessárias poucas sessões. Nas pernas o desaparecimento dos vasos é mais lento podendo levar semanas para o seu resultado final.




terça-feira, 2 de abril de 2013

Laser Fracionado de CO2


Olá amigos,

Continuando o nosso ABC da dermatologia estética, vamos falar hoje do laser de Co2 fracionado
O Laser Fracionado de CO2 estimula a derme levando a um aumento da produção de colágeno.



O laser de CO2 penetra profundamente na pele, como um chuveiro, deixando áreas íntegras e áreas atingidas pelo laser
A pele íntegra rapidamente recompõe a pele lesada,
Porém toda a pele recebe o aquecimento do laser e, portanto se beneficiará do estímulo para produção do colágeno.

O Laser Fracionado de CO2, ao permitir que haja pequenas áreas de pele não danificada favorece uma rápida recuperação da pele, além de diminuir os efeitos colaterais.



As principais indicações para o uso do laser Co2 fracionado são:

- Tratamento das Cicatrizes de acne: um dos casos em que o Laser Fracionado de CO2 está melhor indicado.
- Tratamento de Poros abertos / Poros dilatados,
- Tratamento de estrias: tratamento a laser de estrias brancas ou vermelhas,
- Rejuvenescimento da pele
- Tratamento de rugas da face: rugas finas dos lábios, na testa e “pés de galinha”,
- Tratamento de Flacidez da pele
- Atenuação de manchas na pele, principalmente se utilizamos a idéia de “drug delivery” ( logo após a passagem do laser na pele, é aplicado produto clareador, que irá penetrar profundamente, através dos canais (furinhos) resultantes da passagem do laser na pele)



O procedimento é relativamente rápido, demorando em torno de 20 minutos para se aplicar o laser no rosto todo. Normalmente são necessárias de 3 a 6 sessões para se atingir os resultados almejados.

Alguns resultados já aparecerão logo na primeira sessão como diminuição dos poros, melhoras das rugas finas e rugas médias
Em rugas profundas, flacidez da pele e estrias os efeitos finais ocorrem 6 meses após o tratamento.

Cada sessão pode ser feita com intervalos de 4 ou mais semanas
 Nos primeiros dias após a aplicação do Laser Fracionado de CO2, a pele tratada pode ficar rósea ou vermelha e edemaciada (inchada). Também há formação de uma crosta muito fina sobre a pele, formada pelos “furinhos do laser” que será rapidamente eliminada.

Freqüentemente a pele volta ao normal em torno de 3 a 7 dias, mas não impede as atividades do dia-a-dia. Deve haver apenas uma maior atenção a alguns cuidados como:

-Evitar exposição ao sol nos primeiros dias após a aplicação do laser
- Hidratação da pele na primeirasemana pós laser
- Filtro solar com proteção UVA e UVB altas nas áreas tratadas

O tratamento pode ser feito por todo tipo de pessoa, não havendo restrições. Pode ser aplicado tanto em pessoas de pele clara como morena. O Laser Fracionado de CO2 pode ser realizado em qualquer estação, não havendo necessidade de evitar o período do verão, desde que o paciente tenha o cuidado de não expor a área tratada.

O uso do laser fracionado possui poucas contra-indicações, muitas delas comuns a vários procedimentos:

- Gravidez
- Pessoas em tratamento com isotretinoína.
- Herpes em atividade
- Pacientes com sensibilidade à luz: por exemplo os portadores de Lupus e Pênfigo.
- Pacientes em tratamento imunossupressor, como quimioterapia ou radioterapia.
- Lesão pigmentar suspeita