segunda-feira, 31 de março de 2014

Carcinomas Basocelulares

Os carcinomas basocelulares apresentam agressividade apenas no local onde estão situados: vão destruindo a pele, cartilagem e podem até atingir os ossos, porém de maneira muito lenta. Seu tratamento baseia-se na remoção da lesão, não sendo necessários outros procedimentos como radio ou quimioterapia. Lesões diagnosticadas precocemente possuem tratamentos muito simples, algumas vezes apenas com uso de medicamentos tópicos usados em casa, eletrocauterização, crioterapia (congelamento) ou até uma simples excisão da lesão. Apresentam taxa de cura em torno de 98%. Pessoas diagnosticadas com este tipo de câncer de pele raramente terão maiores problemas, porém têm que ser acompanhadas para avaliação periódica da pele, pois outros carcinomas poderão se desenvolver em outras regiões, visto que a pele exposta cronicamente aos raios ultravioleta apresenta-se  susceptível ao aparecimento de outras lesões cancerígenas.
Semana que vem falaremos de outro tipo de câncer de pele, o melanoma.


terça-feira, 18 de março de 2014

Câncer de Pele

Existem diversos tipos de câncer de pele: os mais comuns são também os mais “bonzinhos”: os carcinomas basocelular. Este tipo de câncer de pele costuma se desenvolver em áreas de pele expostas ao sol.
Apresentam-se como manchas avermelhadas, descamativas, que não se coçam, mas também não desaparecem, ou então como pápulas (bolinhas) cor de pele, translúcidas, comumente rosadas, mais raramente enegrecidas, apresentando muitas vezes telangiectasias (finos vasinhos) na sua superfície; são lesões que também não apresentam sintomas como dor ou coceira, porém algumas vezes são sangrantes ao leve contato com toalhas e afins.
Semana que vem voltaremos a falar um pouco mais sobre este tipo de câncer de pele.