sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cuidados com a pele no verão 2012

Mais uma vez, estamos entrando em temporada de verão. Época do ano onde os cuidados com a pele, e o zelo para mantê-la hidratada são fundamentais para a própria saúde. Durante este período é natural que ocorra uma maior exposição solar, tornando a atenção para com a pele um fator muito importante. Apesar dos dias ensolarados serem tão convidativos e agradáveis, é necessário estar ciente que uma exposição demasiada ao sol pode ser um tanto prejudicial a curto e longo prazo para nossa pele.

A exposição ao sol em nível maior do que o tolerável é na grande maioria das vezes o principal responsável por problemas como envelhecimento cutâneo precoce, câncer de pele, danos oculares, alergias, alterações imunológicas e em casos mais amenos, queimaduras na pele envolvendo vermelhidão, bolhas e descamação. O fato é que a emissão da radiação solar agride várias estruturas da pele como vasos e fibras. Essas agressões imperceptíveis a princípio não chamam a atenção, porém, quando não há prevenção as conseqüências se manifestam através de rugas e manchas, além da probabilidade dessas alterações evoluírem, resultando em um câncer de pele.

Na grande maioria das vezes, a pele possui um mecanismo de defesa, que por si própria consegue impedir com que os danos causados pela exposição nociva sejam percebidos. Portanto, com o decorrer do tempo, os mecanismos de defesa passam a não conseguir mais reverter os danos acumulados através dos anos. É geralmente durante essa fase, que ocorre por volta dos 40 anos de idade que começam a surgir casquinhas, rugas, manchas, asperezas e outras conseqüências que evidenciam o caso.

Perante tantos prejuízos que podem ser acarretados devido à exposição solar, atitudes simples e medidas cuidadosas podem ajudar a evitar tais problemas. Sendo assim, a Dermoclínica separou algumas dicas principais para que você possa aproveitar o verão da melhor forma possível.
  • Evite exposição solar entre as 10h da manhã e às 16h da tarde, pois este é o período onde a radiação emitida pelo sol é mais vigorosa;  
  • A escolha do filtro de proteção solar é algo importante e de certa forma particular, pois cada tipo de pele demanda um cuidado diferente. De modo geral, é recomendado filtro com FPS 35, sendo indicado para exposições mais longas. Referente à freqüência de uso, recomenda-se uma nova aplicação a cada duas horas;
  • Use acessórios que ajudem na proteção como barracas de praia, guarda – sol, chapéus, bonés, viseiras e óculos de sol;
  • Não se exponha de forma exacerbada ao sol, achando que irá ficar bronzeada (o) em apenas um dia, pois a pele leva de 2 a 3 dias para produzir o pigmento que dá cor a ela, a melanina;
  • Procure ingerir grande quantidade de líquidos, em especial a água, para suprir a desidratação que sofremos no verão por conta da transpiração.
Mesmo obtendo todos esses cuidados e precauções, se os indícios de uma exposição em excesso ou a doença de pele insistir em aparecer, não tome providências sem o parecer de um especialista médico na área, procure um profissional dermatologista. Fale com a Dermoclínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário