Olá!
Hoje é dia de tirarmos nossas dúvidas sobre o famoso“ Botox”.
“Botox” é o nome comercial da toxina botulínica tipo A americana Há outras marcas comercializadas no Brasil, como “Dysport” (toxina botulínica francesa), prossigne (toxina bolulínica proveniente da China), Xeomin (toxina botulínica fabricada na Alemanha) e outras sem registro no país.
Daí nossa primeira advertência: cuidado com valores baixos, a toxina injetada pode ser contrabandeada!
As toxinas botulínicas vêm em forma de um pó e o médico a reconstitui com soro fisiológico para poder realizar a sua aplicação.
Ela é injetada , com uma agulha fina de insulina, no músculo, com a finalidade de diminuir a força muscular de uma determinada região, atenuando rugas de expressão e até mesmo, se desejado for, produz um efeito de lifting (como no caso da elevação das sobrancelhas, dos cantos da boca , da ponta nasal ,...).
Aí vem nossa segunda advertência sobre a cobrança de valores muito baixos para a aplicação da toxina. A diluição do pó em soro fisiológico é pré estabelecida, então cuidado que o que está sendo aplicado no seu rosto, pode ser simplesmente soro fisiológico com uma pitadinha de toxina!
O cuidado na verdade não se restringe apenas ao produto utilizado, mas também ao profissional que realiza o tratamento. A aplicação em si é muito simples, mas a marcação da área correta da injeção necessita do conhecimento médico prévio sobre a anatomia facial, é necessário saber quais músculos elevam a face (elevadores), quais abaixam (depressores).
Para se fazer um balanço entre eles, também é necessário conhecer os pontos de emergência de nervose vasos,... assim como também é necessário se ter bom senso em relação à quantidade de toxina a ser utilizada.
Uma confusão muito grande que se faz é entre a toxina e os preenchedores. A toxina trabalha no relaxamento temporário (média de 5 meses) dos músculos, aliviando a contração excessiva destes; Com a toxina não preenchemos nada,não conseguimos fazer bocões, por exemplo.
Com a aplicação realizada por profissional habilitado, com toxina de boa procedência e bem armazenada (ela tem que ficar sobre refrigeração para sofrer denaturação) o resultado é geralmente excelente e viciante. As rugas, após o período de 4 a 6 meses,retornam com menos força,mas para quem já realizou o tratamento é difícil se permitir ficar sem o efeito da toxina.
Após a aplicação o paciente retorna às suas atividades rotineiras, evitando manipular a área das injeções logo após o tratamento e o resultado começa a aparecer em 2 a 3 dias , se consolidando em 15 dias.
Ao ir saindo o organismo, gradativamente a contração muscular vai retornando, por isto é fácil “mentir “e dizer que”nunca fizemos botox”
Muito além de sua atuação na estética, a toxina também é utilizada para tratamento de hiperidrose axilar e palmar, assim como também tem uso em outras áreas fora da dermatologia , como na neurologia, na urologia, na oftalmologia, entre outros.
Tchau pessoal e até semana que vem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário