quarta-feira, 6 de março de 2013

Lasers



Olá!!
Nas próximas semanas vamos falar um pouco sobre lasers!Hoje iniciaremos falando sobre “laser para depilação definitiva”O Laser é uma luz com características próprias e que apresenta apenas um único comprimento de onda, por isso atinge apenas um único alvo específico, ou seja, age exatamente no alvo sem lesar estruturas vizinhas

Os lasers utilizados para a remoção definitiva dos pêlos, têm como alvo a melanina e atingem principalmente a melanina do bulbo capilar

A energia liminosa (luz) se transforma em energia térmica (calor) e este aumento de temperatura atinge especificadamente o alvo, no caso, a melanina do pêlo, destruindo-o. Portanto, pêlos muito finos e muito claros respondem muito mal ao tratamento, pêlos brancos não respondem (visto que não possuem o alvo – melanina-) e os pêlos escuros e grossos, como no caso das axilas e virilha, respondem muuuiiittooo bem!

As sessões na dermoclínica funcionam assim. Todo paciente recebe um termo com as orientações sobre o tratamento e faz um registro fotográfico previamente a toda sessão da aplicação do laser. O tratamento é realizado por uma médica dermatologista, sempre! Lembre-se que laser é fonte de calor e pode queimar!

Antes e durante à realização do procedimento, cuidados são tomados a fim de diminuirmos o desconforto durante a sessâo do tratamento: usamos anestésicos tópicos, jatos de ar refrigerado, gel gelado, etc.
De qualquer modo, exceção à aplicação do laser para a remoção dos pêlos da barba masculina, o procedimento é muito pouco doloroso e muito bem tolerado pelos pacientes. Apenas no caso da barba dos homens, nas primeiras sessões, utilizamos anestesia local; para as mulheres o laser é sempre referido como “menos doloroso do que uma depilação convencional, com cera”.

Os parâmetros são ajustados conforme o tipo e local do pêlo e da pele do paciente. O tratamento é relativamente rápido e o pós procedimento é muito tranquilo.
O mais importante é não vir com a pele bronzeada e não tomar sol na região tratada nos primeiros dias após a aplicação do laser.

Os pêlos costumam cair em até 15 dias. Neste prazo, se você não aguentar, permitimos que você faça uma depilação local, mas se puder aguentar até o retorno, melhor!

Ah! Não é necessário vir com os pêlos compridos. Na verdade isto atrapalha o tratamento. O ideal é que os pêlos estejem curtos, como uma barba mau- feita..

Agendamos rotineiramente um retorno em 30 dias, se houver pêlos na região, estes com certeza estarão mais finos e em menor quantidade. Se for o casofaremos uma 2a sessão do tratamento, e assim prosseguiremos até nosso objetivo final.
O número de sessões é individual, pois depende da absorção da luz pelo pêlo, o que envolve, características dos pêlos, parâmetros do laser, etc
Na média podemos falar em 6 sessões.

Reaplicações, em alguns casos, podem ser necessárias a looonnggooo prazo, mas apenas para se remover poucos (muito poucos) pêlos que geralmente se apresentam finos (muito finos).

A minha “depilação definitiva” em pernas, axilas, virilha,... já completou 12 anos e neste prazo refiz apenas 2 ou 3 reaplicações em pontos específicos, somente para se retirar poucos pêlos finos.
Como médica e como paciente acho um excelente investimento, visto a liberdade que conseguimos em relação à depilação convencional, para escolher roupas, programar viagens e passeios, sem contar os pêlos encravados!!!

Chega por hoje!
Qualquer dúvida entre em contato com a gente:  dermoclinica@dermoclinica. med.br
 Semana que vem falaremos sobre outros lasers, para outras finalidades.
Até lá !!!!!!!!!!!!!!
                             

           



Nota - Fotos meramente ilustrativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário