Quais os principais motivos que levaram os pacientes à Dermoclinica, na última semana...
1- Avaliação de nevos (pintas). É isso aí, a população está consciente! A avaliação dos sinais (pintas, manchas, lesões) é essencial na prevenção dos cânceres de pele. Podemos (e devemos) voltar a falar disso posteriormente...
2- Melasma. A famosa mancha acastanhada da face. Às vezes de difícil resolução, necessitando tratamento clínicos domiciliares, associado a procedimentos, como o peeling químico, e uma dose extra de paciência.
3- Melanoses solares. As manchas marrons pontuadas, encontradas principalmente nas mãos. Neste caso o tratamento costuma ser rápido e eficaz, com a utilização do laser.
4- Flacidez. A perda de sustentação facial se acentua por volta dos 40 anos e tem progressão lenta e perceptível. Quanto mais cedo tratarmos, maiores resultados teremos. Flacidez acentuada é de difícil resolução. Há vários tratamentos possíveis para atenuar a flacidez, procedimentos injetáveis como ácido poli-l-láctico, o ácido hiarlurônico,... e a tecnologia do laser (TITAN, Co2,...) ou da radiofrequência, entre outros. Também poderemos voltar a este assunto.
5- Micoses. Infecções fúngicas na pele do corpo, dos pés e das unhas são motivos comuns que levam os pacientes ao dermatologista.
6- Queratoses, acrocordons,... São lesões elevadas, marrons ou róseas, semelhantes às verrugas, que surgem em face, pescoço (muito comum), colo, abdomem, coxas.
7- Queda de cabelos. Há diversas razões e diferentes tratamentos para esta queixa comum em homens e mulheres. Já andamos falando muito sobre queda de cabelos e alopecias...
8- Rugas de expressão. São as rugas que aparecem quando fazemos cara de espanto, de bravo, ou quando sorrimos. Aqui o nome do tratamento é “toxina botulínica”, mais conhecida como “Botox”.
9- Sulcos, o famoso bigode chinês. Felizmente tem tratamento eficaz com a aplicação do ácido hialurônico.
10- Envelhecimento da região do colo: rugas, manchas acastanhadas, vasinhos. Chama a atenção o número de pessoas que começaram a se incomodar com o envelhecimento desta área! Colocamos como foco da semana este tema no nosso instagram!
Esta é semana do Sumer Meeting, em Nova York, portanto vamos aguardar as novidades para a próxima semana. Se é que vamos ter novidades, pois pelo menos no campo da dermatologia, o Brasil é TOP!