sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Sol – mitos e verdades

Do mesmo jeito que até hoje a quem ainda duvide que o homem foi à Lua, que foi tudo uma “armação dos americanos”, há pessoas que acreditam que a campanha de incentivo ao uso do filtro solar, visa apenas o lucro das empresas que fabricam estes produtos, e que na verdade o protetor solar seria um malefício à nossa saúde! Já ouvi comentários do tipo: o sol é da natureza e, portanto não faz mal!!!!!!!!!!!!!!!

Por favor, estudos e mais estudos já demonstraram os efeitos, em nossa saúde, da exposição ao sol: há efeitos bons, como a sua ação na produção da vitamina D e muitos efeitos ruins, como a diminuição da imunidade local (aumentando a chance de aparecimento da herpes e dos cânceres de pele), a sua ação na alteração do DNA celular, podendo levar à produção de células cancerígenas, na destruição das fibras de colágeno e de elastina (ambas responsáveis, entre outras funções, pela sustentação da pele), nas modificações dos melanócitos, favorecendo o aparecimento de diversos tipos de manchas (escuras e brancas), além das alterações oftalmológicas, como a destruição da retina e a indução do aparecimento da catarata, etc, etc, etc.

Aos poucos, tentaremos explicar melhor sobre cada um destes benefícios e malefícios da exposição de nosso organismo ao sol. Desvendando os mitos e as verdades sobre o sol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário