quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Mantenha a hidratação da pele no verão

Manter a pele bem hidratada nem sempre é uma tarefa fácil, afinal a pele está exposta a todo o momento a agressões externas, principalmente pela ação do frio e calor. O cuidado com a hidratação da pele tem as suas particularidades dependendo da estação do ano, estações mais frias pedem hidratações mais potentes, que supram a necessidade da pele por umidade, já estações mais quentes, como o verão, necessitam de hidratações leves, porém eficazes, afinal o organismo perde muita água através do suor.

Alimentos como nozes, grãos integrais, peixes e amendoim são fontes poderosas de vitamina e devem ser incluídos na dieta de quem pretende manter a hidratação da pele.

A dica para o verão é consumir alimentos que são ricos em vitamina e ingerir bastante água para manter a pele bem hidratada e evitar áreas ressecadas, dermatites e coceiras. Aliar uma dieta balanceada, que contenha alimentos naturais, sucos naturais e bastante água, ao uso de cosméticos e dermocosméticos que sejam oil-free, para prevenir o excesso de oleosidade durante as altas temperaturas, também auxilia a hidratação da pele e previne o aparecimento de acnes, cravos e espinhas, que podem aumentar durante a época devido à oleosidade.
Siga algumas dicas e cuidados para que sua pele dure todo o verão.

#Dermoclínica #Verão #Vitaminas #Hidratação



terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Como o laser pode diminuir a flacidez

A flacidez é um dos problemas que mais incomodam as mulheres. Seja pela força da gravidade, perda de peso, herança genética ou outros motivos, qualquer mulher corre o risco de ter esse incômodo.
Existem alguns tipos de lasers que ajudam a diminuir a flacidez, mas a partir dos 25 anos, as mulheres perdem entre 1 e 5% de colágeno por ano. Por isso, todo e qualquer tratamento para tratar a flacidez exige manutenção.

Mas como o laser ajuda a retardar este processo? O laser profundo atua através da produção de calor que estimula a formação de colágeno.
Já o laser fracionado ablativo tem grande afinidade pela água, e por isso consegue eliminar ilhotas de pele. Ele é o método mais seguro, e pode até ser usado na pele bronzeada.
E existem contraindicações? Sim! Grávidas, pacientes com sensibilidade à luz, herpes ativo, que faça uso de isotretinoína ou que esteja em tratamento imunossupressor (quimioterapia ou radioterapia). Além disso, pessoas de pele negra devem ter muito cuidado e se tratar com um especialista experiente.


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Por que as pintas aparecem?

As pintas ou nevos, o nome científico, são pequenas formações planas ou em relevo, lisas ou rugosas na pele. A maioria apresenta tons de castanho e são compostas de células especiais, as névicas, que não têm outra função além de formar essas lesões. O que determina o aparecimento é a predisposição genética, mas a exposição solar também conta. Quanto mais toma sol, maiores os riscos de você ter pintas precocemente. Elas "nascem" geralmente na infância e adolescência, mas algumas podem surgir até a terceira década de vida. 
 Todas as pintas são perigosas? 
Não. Algumas podem trazer prejuízo estético, mas não oferecem risco de transformação maligna, outras que podem até serem discretas e estarem localizadas em locais escondidos podem causar preocupação. Pessoas com muitas pintas correm mais risco de câncer de pele? 
Sim, elas são mais vulneráveis aos tumores de pele, inclusive o tipo mais grave, o melanoma, que tem alto risco de metástase (quando surgem focos do tumor em outros locais) e não responde bem ao tratamento, a menos que seja removido em estágio precoce. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, porém o melanoma representa apenas 4% desses tumores. 
 As piores são as de cor negra? 
Apesar de chamarem mais atenção, pintas negras não estão sempre relacionadas ao melanoma. O mais importante é a alteração na forma e pigmentação: era castanha e ficou com as bordas pretas, adquiriu tripla coloração ou a cor se tornou irregular. Então, ela deve ser avaliada por um dermatologista.  Que parâmetros são considerados para analisar uma pinta? 
As associações médicas desenvolveram o padrão ABCDE, sendo A de assimetria (um lado difere muito do outro); B de bordas (os contornos são irregulares, há reentrâncias para dentro e para fora); C de cor (a coloração é irregular); D de diâmetro (acima de 6 milímetros, o risco de melanoma aumenta); e E de evolução (refere-se ao crescimento acelerado).  O exame feito no consultório pode afirmar que a pinta sinaliza câncer de pele? 
O dermatoscópio, aparelho portátil com lentes que aumentam de 10 a 70 vezes o tamanho da pinta, identifica sinais precoces de câncer de pele. Mas o diagnóstico final só é dado após o exame no laboratório das células removidas da lesão.  Em caso de câncer de pele, qual é o tratamento? 

O comum é excisão  (retirada) da lesão e um pouco do tecido ao redor. Dependendo do estágio do tumor (essa avaliação é feita no laboratório), pode haver a indicação de outros tratamentos.


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Em tempo,

Em tempo,

Consulte sempre um dermatologista, ele é o médico capaz de lhe indicar e realizar o melhor tratamento para sua pele.
Porém, esteja sempre atento se o seu dermatologista é realmente um especialista credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).


#Dermoclínica #Saúde #Dermatologista #Tratamentos #Pele



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Outras maneiras de estimular colágeno:

Aparelhos como “lasers” infra vermelhos, radiofrequência e ultrassom, utilizam o calor como fonte de estímulo dos fibroblastos (células de nossa pele, responsáveis pela produção do colágeno dérmico). Substâncias químicas como o ácido poli-las- láctico também têm como função o estímulo da produção do colágeno.

Hoje há muitos estudos in vivo e in vitro, em animais e em humanos, clínicos e histológicos, que comprovam a segurança e a eficácia destes métodos no tratamento da atenuação da flacidez cutânea.
Em outras palavras, temos , hoje em dia, maneiras seguras de atenuar a flacidez facial e/ou corporal, melhorando o contorno facial  e atuando na melhora geral do aspecto da pele.
Temos o maior prazer em realizar maiores esclarecimentos sobre os métodos  referidos acima.

#Dermoclínica #Colágeno #Dicas #Saúde


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Dúvidas mais frequentes em consultório médico dermatológico:

a- Flacidez
1- uso de colágeno

Já falamos que o colágeno é uma proteína produzida pelo organismo desde o nascimento e um dos mais importantes blocos de sustentação da pele, responsável pela manutenção de sua estrutura e força. Porém, sua produção começa a reduzir a partir dos 30 anos de idade e, depois dos 35, diminui cerca de 1% ao ano. Aos 50 anos, o organismo chega a apenas 35% do colágeno necessário. Esse processo leva à perda da elasticidade e firmeza da pele.

Estudos cada vez mais intensos da medicina visam desenvolver tecnologias que auxiliem a minimizar os efeitos da redução do colágeno.
Recentemente foi lançado no mercado nacional o primeiro produto com elevada concentração de peptídeos de colágeno, que tem a função de estimular a produção de colágeno no organismo.

Este produto chega como uma opção cientificamente comprovada, voltada à prescrição do dermatologista, e possui elevada concentração de peptídeos de colágeno, associado às vitaminas C, E e Biotina, desenvolvido para estimular a produção de colágeno associado ao envelhecimento cutâneo.

Seu papel é melhorar a firmeza, a elasticidade, a hidratação e a aparência geral da pele, atuando no combate à ação dos radicais livres, suavizando micro rugas e prevenindo a formação de rugas profundas.

O conteúdo deve ser misturado em 250 ml de água e tomado 1 vez ao dia, porém para uma correta rescrição é indicado consulta com o dermatologista.
Pesquisadores constataram que 10 gramas de peptídeos de colágeno por dia satisfazem os requisitos diários para que um adulto possa desfrutar dos efeitos benéficos na saúde das articulações, ossos e pele. (Adam, 1995; Moskowitz, 2000).
Resumindo, mais um produto à nossa disposição para nos auxiliar no retardo do envelhecimento de nossa pele.



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dicas para um bom feriado

Então estamos combinados,

Para quem vai viajar, cuidado com a saúde: use filtro solar, beba bastante água (de boa procedência), se possível faça uso de antioxidantes para evitar ainda mais os danos da radiação solar na pele, cuidado com a areia em que pisa (é uma maneira de prevenir  micoses e outras parasitoses), evite excessos em geral ( de comida, de bebida e de velocidade nas estradas)  e curta o feriado!
Para quem for ficar, cuide da saúde e da estética, aproveite para realizar procedimentos que demandam certo tempo de recuperação e volte na quarta- feira “de cara nova”.

#Dermoclínica #Carnaval #Dicas #Proteção #FiltroSolar #BebaÁgua  #Feriado


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

E para os próximos carnavais??

Para este não dá tempo, mas para o próximo, você poderá ter uma coxa com menos celulite, um braço com uma pele mais firme,etc, etc, etc.
O uso do acido poli – láctico  é usado para estimular a produção de colágeno e portanto, atenuar a flacidez da pele.

Seus resultados costumam impressionar, mas demora no mínimo 2 meses para vermos o resultado. A boa notícia é que o resultado vem e se mantém ( por pelo menos 2 anos)
O produto é muito estudado, extremamente seguro e muito eficaz ao que se propõe: estimular a produção de colágeno.


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Dica pré carnaval para quem vai viajar

Cuidado com a epidemia de sarampo na Disney e em alguns estados do Nordeste. A vacinação para adultos é necessária, mesmo que tenha sido vacinado na infância.

A recomendação do governo brasileiro para que o turista se vacine, com pelo menos 15 dias de antecedência da viagem. “O sarampo é uma doença controlada no Brasil, mas como os casos importados voltaram a aparecer, alguns países adotaram essa recomendação”.


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dicas pré carnaval:

Para quem vai ficar por aqui, a dica é aproveitar este tempo para se cuidar.
É isso aí. O afastamento por alguns dias do trabalho, nos permite realizar procedimentos que apresentam algum tipo de recuperação, como a realização de laser co2, altamente eficaz na produção de colágeno cutâneo (atuando, portanto, na redução de rugas finas e médias e atenuando cicatrizes de acne ou de outra natureza), mas que apresenta tempo de recuperação da pele (que costuma ficar acastanhada) em torno de 3 dias (lembrando que ainda permanecerá eritematosa por até 7 dias, mas este vermelho é muito fácil de camuflar com uso de filtros solares com cor);
 outra sugestão é aproveitar o momento para a realização do tratamento de hiperidrose axilar (excesso de transpiração nas axilas) com o uso do endolaser, lembrando que também este procedimento necessita de aproximadamente 3 dias de recuperação;
e uma ótima ideia é aproveitar o feriado prolongado para realizar o procedimento de  laser lipólise para redução de gordura localizada , seja da região da papada, ou dos braços, abdômen ,costas e/ou dos culotes. Ressaltando que antes da realização deste procedimento é necessária consulta prévia e realização de exames de sangue, mas ainda dá tempo!!!



sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PORQUE O COLÁGENO É TÃO IMPORTANTE PARA A BELEZA DA PELE?

O colágeno é uma proteína, cuja principal função é dar sustentação às diversas outras estruturas, ou seja, é o grande responsável pela firmeza da pele.

Nosso corpo fabrica colágeno naturalmente, mas sua produção diminui ao longo da vida.
Ao redor dos 25 anos começamos o nosso processo de envelhecimento, iniciando a perda da sustentação, da elasticidade e do tônus da pele, gradativamente.

Embora não possamos parar o processo biológico de envelhecimento, há diversos tratamentos eficazes no estímulo da produção de colágeno, como lasers, radiofrequência, infravermelho, ultrassom focado e aplicações intradérmicas de medicamentos que com esta função.

Nunca é tarde para começar estes tratamentos, embora quanto antes o iniciarmos, melhores serão os resultados.



quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

DOENÇAS DE PELE, CABELOS E UNHAS

DERMATOLOGIA CLÍNICA
DOENÇAS DE PELE, CABELOS E UNHAS


A dermatologia é uma parte da medicina que trata de todas as
doenças da pele e do seus anexos (unhas e cabelos); ou seja, 
micoses, câncer de pele, acne, etc.

Pense Nisso
O dermatologista é o profissional médico mais gabaritado para tratar da sua pele, afinal ele é o único médico especializado em pele.



terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

TRATAMENTO ANTI-IDADE: COMO FUNCIONA UMA SESSÃO A LASER NO ROSTO?

 Com o passar dos anos, é normal que apareçam indesejadas linhas de expressão, rugas e manchas no rosto provocadas pela exposição em excesso ao sol . Por conta disso, além dos cremes anti-idade, as mulheres buscam métodos de rejuvenescimento como o preenchimento com ácido hialurônico e os tratamentos a laser - procedimentos mais rápidos e eficazes. A emissão de luz interage e estimula a produção de colágeno - substância que dá sustentação e firmeza à pele - por isso melhora a qualidade do tecido cutâneo e diminui a flacidez.

PROCEDIMENTO PRÉ-TRATAMENTO

Antes de começar as fazer sessões de laser, "é importante procurar um dermatologista para fazer uma avaliação da real necessidade de tratamento e de preparação da pele para receber a energia da pulsação", apesar da possibilidade de o tratamento com laser ser realizado no verão, a pele não pode estar bronzeada. Para facilitar as comparações e observar os resultados, fotografamos a região a ser tratada, antes e após a realização do laser.

DURANTE O TRATAMENTO

 Ao começar o processo, passa-se um gel que protege a pele do calor do laser Em alguns casos, antes da ação do laser, a paciente é orientada a aplica-se um anestésico tópico para aliviar a sensação de calor.

APÓS AS SESSÕES

Depois do procedimento, a pele costuma por alguns minutos ficar avermelhada e um pouco quente, pode ocorrer uma sensação como se tivesse tomado sol. A pele pode ficar mais escura no dia seguinte - reação comum do tratamento. Nos dias posteriores a paciente deverá usar um bom filtro solar. Depois, conforme a indicação do médico, ácidos e vitaminas C também farão parte da manutenção".

LASER FRACIONADO É O MAIS POPULAR ENTRE AS MULHERES

Um dos tratamentos mais comuns procurados pelas mulheres, é o laser fracionado: "ele é indicado para amenizar todos os tipos de rugas , das finas às mais profundas". Além disso, ele também pode ser utilizado para recuperar o envelhecimento causado pelo sol, cicatrizes de acne, ou de outra natureza e até manchas.
O laser funciona como um peeling profundo e renova as camadas da pele em pouco tempo. O resultado começa a aparecer a partir de dez dias e melhoram progressivamente até seis meses após o tratamento. Dependerá da idade, da  boa alimentação da paciente e dos cuidados com a pele  para que os benefícios possam ser muito duradouros .


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Dra Sandra Tagliolatto na EPTV

Hoje na hora do almoço tem entrevista com a Dra Sandra Tagliolatto na EPTV, confira!